quinta-feira, 29 de maio de 2008

CAMPOS RUPESTRES



Os campos rupestres ocorrem em altitudes acima de 900 metros do Nível do mar. As características se assemelham às regiões desérticas. Os ventos entram em contato com a serra sobem e provocam o dessecamento do solo. Os organismos, que ocupam esta região, têm que suportar a baixa fertilidade e a baixa umidade. Estão perfeitamente adaptados às peculiaridades deste micro-clima de modo que são exclusivas dele. Isto é, são endêmicas de regiões com tais características.





O s solos são pouco profundos, pedregosos, bem drenados e, na maioria, apenas uma camada leve originada, entre as falhas e espaços das rochas, o substrato que sustenta estes organismos vegetais.




As rochas, na maioria quartizitos arenosos, apresentam baixa qualidade mineral e a vegetação é baixa, retorcida, com alto xeromorfismo.




A composição vegetal é de cactáceas, gramíneas, plantas herbáceas a arbustivas. Geralmente são pouco adensadas e são favorecidas pelas queimadas. A polinização é por insetos ou pelo vento na sua maioria.




Este ambiente é um tanto hostil à vida animal, o que faz com que somente organismos altamente especializados, ou que possuam hábitos nômades, venham ser encontrados nele.




A floração ocorre durante todo o ano, e promove um espetáculo de cores e formas que estão relacionados á síndrome de dispersão e aos mecanismos de polinização adquiridos durante o processo evolutivo.


São exemplos de famílias que ocupam esta região: Aquifoliaceae, Asteraceae, Begoniaceae, Euphorbiaceae, Gesneriaceae, Labiatae, Melastomataceae, Myrtaceae, Piperaceae, Verbenaceae, Cyperaceae, Eriocaulaceae, Poaceae, Xyridaceae e Gentianaceae entre outras.

Nenhum comentário: